Contabilidade Ambiental
A OC CONTABILIDADE é focada em contabilidade ambiental com relatórios integrados. O conhecimento dos profissionais permite a criação de soluções eficientes para a demonstração da eficiência industrial e contensão de impactos.
O QUE É CONTABILIDADE AMBIENTAL?
As empresas e, o governo e a sociedade estão cada vez mais se conscientizando da condição de limitação e desgaste dos recursos naturais e das consequências negativas do desenvolvimento rápido e despreocupado com o meio ambiente.
A contabilidade ambiental surge em meio a um cenário de grande preocupação com as questões ambientais como uma força extra entre outras inúmeras iniciativas que caracterizam um amadurecimento desse tipo de reflexão.
Este é o o ramo da contabilidade em que são registrados, controlados, dados correspondentes a ações da empresa que afetam o meio ambiente, funcionando como um registro do patrimônio ambiental, benefícios, prejuízos e resultados da exploração do meio ambiente, expresso em números.
O SUPORTE DA CONTABILIDADE
Os escritórios de contabilidade podem atuar nesse ramo de atividade propondo modelos para as empresas de modo a incentivar a implementação de gestões mais voltadas ao aspecto ambiental, apresentando metodologias para a contabilização das ações ambientais. Podendo também atuar gerindo e disponibilizando informação monetária sobre as condições ambientais que afetam a situação patrimonial da empresa.
O foco da contabilidade ambiental está na sustentabilidade, na responsabilidade social e no relacionamento com a comunidade. As empresas não podem mais permitir que os interesses financeiros da organização sobressaiam à responsabilidade de exploração sustentável do meio ambiente. A manutenção de uma empresa no mercado depende também do equilíbrio que ela conseguir estabelecer entre as próprias motivações econômicas e os interesses da administração pública e da comunidade.
A contabilidade deve estar presente nesse novo direcionamento assumido pelas empresas, coordenando com igualdade de importância as informações contábeis relativas às ações ambientais e deixando evidentes os benefícios dos quais podem usufruir a partir dessa iniciativa. Monitorando o impacto ambiental que a empresa provoca e o que a mesma está fazendo para reduzi-los.
O desempenho e a própria existência da contabilidade ambiental no interior das empresas torna evidente o compromisso de cada organização com o meio ambiente, deixando também claro o interesse das corporações em promover iniciativas para amenizar o impacto de suas ações e, dessa forma, comprometendo-se com a responsabilidade social.
VANTAGENS | UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL
Muitas empresas, apesar de utilizarem recursos naturais e causarem impactos ao meio ambiente, buscam financiar outras iniciativas que têm como objetivo a preservação e recuperação do meio ambiente. Para equilibrar a balança entre consumo e recuperação.
A crescente escassez de recursos naturais e da degradação da natureza, em todo o mundo acirrou-se o debate econômico, político e social sobre tais situações e as medidas necessárias à reversão deste cenário. Daí a necessidade de se conhecer o problema não somente sob seus aspectos mais amplos mas também específicos. Grande parte da degradação ambiental é decorrência dos próprios entes de produção de bens e serviços.
A utilização irresponsável de meios naturais para a produção de bens e serviços, além dos danos ambientais óbvios, tende a gerar para a entidade que o provocou o repúdio da sociedade e dos consumidores. Economicamente, a gestão ambiental não precisa ser encarada como “um custo a mais”, mas uma ótima oportunidade de demonstrar a responsabilidade social e melhorar a imagem mercadológica – e por conseguinte – gerar um saudável ciclo de lucros sustentáveis a médio e longo prazo.
Para a tomada de decisões e avaliação regular de tais políticas ambientais, a contabilidade é imprescindível, pois gera informações relevantes aos administradores de qualquer entidade.
Poderíamos sintetizar as seguintes vantagens da utilização da contabilidade ambiental:
-
identificar e alocar custos ambientais, de maneira que as decisões de investimentos estejam baseadas em custos e benefícios adequados;
-
aferir economicamente as reduções de gastos com água, energia e outros recursos, renováveis ou não;
-
gera informações e demonstrativos sobre a eficácia econômica das ações ambientais;
-
a publicação do balanço ambiental gera transparência da gestão e melhora a imagem da entidade produtora perante o público;
-
a contínua correção das ações ambientais, em decorrência da utilização de dados físicos, contribui para a sociedade como um todo pois haverá redução do nível de agressão à natureza.