LTDA Unipessoal

O que é Sociedade Limitada Unipessoal?

As Sociedades Limitadas são caracterizadas principalmente pela responsabilidade limitada dos sócios, ou seja, os sócios investem um valor X no capital social da empresa e são responsáveis somente pela integralização do capital. Neste caso seria um único sócio. Isto é permitido desde o ano de 2019.

 

O capital social é representado por quotas e cada sócio é responsável diretamente pelo seu montante, apesar de existir a obrigação solidária pela integralização das quotas subscritas pelos demais sócios. Na nomenclatura oficial desse tipo de sociedade consta o nome do sócio seguido da expressão “Ltda”.

Qual a Lei que regulamenta este tipo de Sociedade?

LEI Nº 13.874, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019

Qual a vantagem de abrir uma LTDA Unipessoal?

A primeira vantagem é o fato da Sociedade Limitada Unipessoal ser uma empresa limitada. A responsabilidade é limitada ao capital investido. Ou seja, patrimônio do único sócio fica protegido.

O limite de responsabilidade da empresa é seu capital social.

Qual o capital social para abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal?

Não existe um limite mínimo ou máximo de capital social para se abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal. Portanto, não possui a dificuldade de investimento inicial elevado da EIRELI.

Outro ponto importante que torna as Sociedades Limitadas Unipessoais interessantes é o fato das atividades profissionais regulamentadas poderem ser exercidas por uma sociedade desse tipo.

Quer abrir uma empresa?

Sua mensagem foi recebida! Entraremos em contato.