Comece o seu negócio agora mesmo

O que é o CNPJ?

Sabe a importância do seu CPF, que serve como documento de identificação e indica que você está devidamente regularizado como cidadão? Pois, então. O CNPJ funciona da mesma maneira para pessoas jurídicas. O CNPJ é o registro de identificação e regularização da empresa, o que permite que ela atue cumprindo todos os requisitos legais.

Quais as vantagens de regularizar uma empresa?

Sua empresa pode possuir diversos clientes, mas isso não significa que ela esteja totalmente dentro da lei. Para isso, é preciso que o CNPJ esteja regularizado porque somente dessa maneira a empresa realmente existe. Mesmo assim, muitos empresários não acreditam que a regularização traz vantagens, achando que se trata de apenas uma burocracia. É o seu caso? Então, saiba que regularizar sua empresa oferece vantagens como:

Maior facilidade para operar

Ao regularizar o CNPJ de uma empresa, você passa a contar com facilidades operacionais como o fato de poder abrir uma conta para pessoa jurídica ou emitir nota fiscal. Assim sendo, você encara muito menos dificuldades para atender às necessidades específicas de cada cliente e consegue ter uma gestão muito mais eficiente.

Mais confiança entre os clientes

Se o cliente receber uma nota fiscal, ele certamente irá levar o trabalho da sua empresa muito mais a sério do que se você não o fizer. Com isso, a regularização do CNPJ da sua empresa garante que ela ganhe o ar profissional que ela merece e, de quebra, a maior confiança do consumidor.

Maior acesso ao crédito

Estar com o CNPJ em dia também facilita o acesso ao crédito, como um financiamento para fazer aquela reforma ou para expandir o seu negócio. Isso se deve ao fato de que, sendo uma pessoa jurídica, você pode dar algumas garantias que não é capaz enquanto pessoa física, facilitando a obtenção do dinheiro.

Menor risco de problemas com fiscalização

Quer coisa melhor do que chegar à sua empresa e não ter medo que, a qualquer momento, a fiscalização bata à sua porta? É exatamente isso que acontece quando você formaliza e regulariza o CNPJ: como sua empresa está cumprindo todos os requisitos legais, você não corre o risco de se ver frente a problemas diversos com a fiscalização.

Como regularizar o CNPJ de uma empresa?

O CNPJ é expedido pela Receita Federal e, portanto, sua regularização também é feita por esse órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e também de identificação da sua empresa, além de fazer o levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal.


Dependendo do tempo em que a empresa ficou exercendo a atividade de maneira não regularizada, esse processo pode te causar muita dor de cabeça. Para evitar essa situação, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá te orientar sobre tudo o que deve ser feito.


A regularização do CNPJ de uma empresa é fundamental, não apenas para garantir vantagens operacionais, mas também para evitar graves problemas com o Fisco, como a sonegação de impostos.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Rua das Palmas esq. Tv da Prata,

1001 - Parque Oeste Industrial

CEP: 74.375-740, Goiânia - Goiás

© 2005 - 2019 OC. Todos os direitos reservados.

PRÊMIO_QUALIDADE_2019.jpeg
contabilidade_brasil.png
site-seguro.png

Depois da Vila Canaã, saída para BR 060 em direção a Guapó. Assessoria contábil para a Grande Goiânia. Escritório Contábil em Goiânia. Contador em Goiânia. Abertura de empresa Goiânia. Contabilidade para empresas de Goiás.  Assessoria contábil Goiânia | Escritório de contabilidade Goiania