Assessoria contábil para Holding

Holding no Brasil surgiu em 1976 com a lei das Sociedades Anônimas (Lei n° 6.404), ou a lei das SAs.

A terminologia vem do verbo inglês to hold que  significa controlar, segurar, manter. No caso da sociedade holding, denota uma entidade que, via de regra, visa participar de outras sociedades, através da detenção de quotas/ações em seu capital social, de forma que possa controlá-las, sendo este o domínio de uma sociedade sobre a outra (Grupo Econômico).

Dentre as principais funções de uma Holding podemos citar:

  • Manter majoritariamente ações de outras empresas;

  • Ter o poder de controle;

  • Ter grande mobilidade;

  • Não necessitar operar comercialmente e não dever operar industrialmente; e

  • Manter minoritariamente ações de outras empresas com a finalidade de investimento.

 

Uma Holding é classificada como:

  • Holding pura: sociedade cujo objeto social é a participação no capital de outras sociedades. Podemos, portanto, dizer que uma holding pura é apenas uma controladora, possuindo maior facilidade inclusive para alteração de endereço da sua sede. As receitas de uma Holding pura são provenientes de lucros e dividendos de suas participações societárias.

  • Holding mista: além da participação em outras empresas exerce exploração de outras atividades empresariais. Por questões administrativas e fiscais, no Brasil esse é o tipo mais usado, prestando serviços civis ou eventualmente comerciais, mas nunca industriais.

Principais classificações:

  • Holding de participação: quando a participação é minoritária, mas há interesse por questões pessoais de se continuar em sociedade.

  • Holding familiar: visa controlar o patrimônio de uma ou mais pessoas físicas de uma mesma família que possuam bens e participações societárias em seu nome. Em outras palavras, o patrimônio passa a ser administrado por uma sociedade, constituída pelos membros da família. Todas as decisões relacionadas a esse patrimônio são tomadas na forma de deliberações sociais, com a participação da pluralidade dos sócios.

Poucos sabem que montar uma empresa é uma situação complexa e que o planejamento adequado pode trazer benefícios fiscais e contribui para o crescimento do negócio. A OC Contabilidade pode ajudar através de uma assessoria completa na busca de informações, enquadramento tributário e mapeamento da situação atual do negócio.

Saiba mais sobre Contabilidade para Holding

Ligue para (62) 3296-4058 ou entre em contato por email: oc.contabilidade.go@gmail.com

Rua das Palmas esq. Tv da Prata,

1001 - Parque Oeste Industrial

CEP: 74.375-740, Goiânia - Goiás

© 2005 - 2019 OC. Todos os direitos reservados.

PRÊMIO_QUALIDADE_2019.jpeg
contabilidade_brasil.png
site-seguro.png

Depois da Vila Canaã, saída para BR 060 em direção a Guapó. Assessoria contábil para a Grande Goiânia. Escritório Contábil em Goiânia. Contador em Goiânia. Abertura de empresa Goiânia. Contabilidade para empresas de Goiás.  Assessoria contábil Goiânia | Escritório de contabilidade Goiania