top of page

A importância da Consultoria Contábil

A assessoria contábil é importante para qualquer empresa, independente de seu tamanho, da sua forma de tributação ou de seu segmento no mercado. Um bom contabilista define qual o melhor regime de tributação a ser utilizado e mantém a empresa sempre bem estruturada e organizada.

Um dos benefícios mais importantes que a assessoria contábil traz é a credibilidade da empresa no mundo dos negócios, pois faz com que ela se mantenha atualizada nos planos econômicos e financeiros, as mantem fora da inadimplência, equilibra suas receitas e despesas, mantendo assim um bom relacionamento entre seus clientes e fornecedores. O papel do Contabilista é fundamental na orientação ao empresário com relação às estratégias mais importantes a serem tomadas em sua empresa. É ele quem tem acesso a dados como: notas fiscais, extratos bancários, quadro de funcionários, relatórios financeiros e outros. Através da análise desses dados o contabilista fará relatórios ou demonstrativos que irão ajudar na tomada de decisões. É uma relação de extrema confiança. Podemos citar algumas vantagens de uma assessoria contábil:

  • – Oferecer controle financeiro e econômico;

  • – Acesso às linhas de crédito;

  • – Mostrar a situação da empresa (lucros, prejuízo, patrimônio);

  • – Aplicação de recursos.

Um bom profissional da área de contabilidade que quiser garantir o seu lugar no mercado deverá mostrar experiência, possuir uma boa infraestrutura (escritório bem estabelecido, boa equipe, tecnologia), mostrar referências, estar devidamente registrado nos órgãos competentes, manter o cliente sempre informado enviando balancetes periodicamente e manter-se atualizado com relação às mudanças na legislação. O que podemos concluir sobre a importância de se ter uma assessoria contábil é que: um bom controle administrativo só funciona com a ajuda da contabilidade, pois ela é a base, não só para as empresas, mas também para pessoas físicas, na tomada de decisões, é a boa gestão em contabilidade que traz a tranquilidade necessária para o sucesso e o bom desenvolvimento dos negócios, além de garantirem o cumprimento dos compromissos fiscais.

bottom of page